ENTRETENIMENTO
Bem Estar: Cada respiração é uma segunda chance para a evolução do seu Ser!
Hoje vamos falar sobre algo que realizamos de maneira inconsciente, mas é absolutamente vital para todos os seres vivos! Nossa RESPIRAÇÃO!
Pranayama ou exercícios respiratórios, cuja prática, vai perceber, ajuda-nos a consolidar o compromisso de evoluir, de quebrar as correntes da ignorância, controlar impulsos, crescer...
A respiração é a vida em si. É ela que promove o funcionamento sadio de todas as outras funções do nosso organismo. A inspiração é nosso primeiro ato de vida. A expiração, o último ato. Na pausa entre elas, uma história desenrola-se, uma evolução se processa. Da mesma forma que entre uma simples inspiração e expiração há uma pausa, necessária para que o alento recebido seja extraído e mantenha em equilíbrio nosso corpo. Ficamos sem comer e sem beber, mas nunca sem respirar. De uma respiração adequada depende nossa vitalidade e imunidade fisiológica.
A respiração acontece por meio de funcionamento mecânico, no qual se realizam movimentos elásticos nos pulmões e nas paredes torácicas. A cavidade torácica é ocupada pelo coração e pelos pulmões, rodeada pelas costelas, cartilagens, esterno e tem como base o diafragma, que separa a cavidade abdominal. Durante a respiração, as costelas movem-se por meio de duas capas musculares, os músculos intercostais.
A respiração yogue é chamada de pranayama ou controle do alento vital: oprana.
Estudos científicos relatam, por meio de livros, revistas, filmes, que o pranapermeia o Universo. Recentemente, o filme Quem Somos Nós, produção americana independente, ilustra esse ensinamento, que os antigos mestres já sabiam e utilizavam. Um documentário bem didático, que reúne físicos quânticos, psicólogos, filósofos, cientistas com currículos formidáveis, que comprovam a ideia do vácuo. O vácuo habita em cada célula, todo Universo é permeado por ele. Leia-se prana onde se diz vácuo.
O prana é o princípio universal de energia. Toda energia deriva desse princípio, encontrado em toda manifestação. É absorvido pelo organismo juntamente com o ar, mas não é o oxigênio. Este desempenha suas funções em nossa fisiologia, mas o prana vai atuar nos corpos sutis, nos nossos chakras.
A respiração é a manifestação do prana, e este é a força vital que sustenta a respiração. Mas, há uma estreita relação entre ambos. Quando a respiração é afetada, o prana também sofre alteração. Com a respiração comum, absorvemos uma quantidade regular de prana, ao passo que quando começamos a trabalhar com a respiração de Yoga, acentuamos sua absorção, acumulando mais energia.
Nossa provisão de prana deve ser mantida diariamente, pois ele é consumido por nossos padrões mentais confusos e reações emocionais desequilibradas. Oprana dispersa-se por alimentação, pensamentos ou atividades do corpo ou da mente.
Pranayama – prana: energia e ayama: controle. São as bases da teoria e da prática de todos os Yogas. Controlar a energia é ter um estoque de pranapermanente, o que significa manter saúde e equilíbrio.
O pranayama permite o equilíbrio do padrão mental e remove as impurezas de nossa percepção, propiciando a meditação. Por isso, afirmamos que a respiração é o primeiro e mais positivo degrau para chegar-se a meditar.
Porém, um dos mais fantásticos efeitos de um bom pranayama, desde que praticado diariamente, e isso tem de ser enfatizado, é a alteração das qualidades que tornam os seres humanos tão diferentes, embora iguais em essência. Afinal o que é importante mesmo é utilizar a ciência do pranayamapara sofrer as alterações necessárias à sua evolução.
Vamos começar uma série de exercícios respiratórios; a cada semana vamos falar sobre um deles e comentar um pouco mais sobre a importância de sua execução. É interessante separar um caderno para agendar seus dias e horários de prática para o pranayama e meditação, (pode ser toda quarta-feira à noite), anotando as impressões de cada prática; assim a cada nova experiência podemos trocar ideias, informações e conversar sobre o que foi observado! Todos os exercícios respiratórios poderão ser executados em pé, sentado no chão, em local apropriado ou em uma cadeira. Procure praticá-los preferencialmente com os olhos fechados.
- Vamos para o primeiro exercício?!
RESPIRAÇÃO COMPLETA
Esse pranayama é chamado completo por movimentar cada músculo do sistema respiratório com menos gasto de energia e maior acúmulo da mesma.
Os músculos que ligam as costelas aumentam o espaço da caixa, conferindo aos pulmões maior dilatação e oxigenação, liberando o sangue de impurezas e, com isso, beneficiando todos os sistemas, pois a circulação sanguínea, passando pelo pulmão, faz com que essa energia percorra todo o corpo humano.
Inspire profundamente pelas narinas enquanto eleva a energia de baixo para cima, passando pelo baixo ventre, abdome e peito.
Retenha por alguns segundos.
Expire enquanto contrai os músculos até esvaziar completamente os pulmões e não restar nenhum ar no baixo ventre.
Repita ao menos 10 vezes, sempre que sentir necessário!
Esse pranayama, se executado diariamente, limpa e previne todas as doenças. Resfriados serão evitados se fizer esse pranayama ao perceber sua manifestação.
Controlar a respiração diariamente vai fazer muita diferença em sua vida, comece a praticar e sinta os benefícios imediatos que se consolidam no corpo físico, mental, espiritual... Uma linda semana para todos nós, e até a próxima quarta, com mais um exercício maravilhoso pra colocar em prática!
Juliana Coczenski
Esteticista, esp. em Docência do ens. superior,
Pós graduanda em Terapias Alternativas.
Curta a página! https://www.facebook.com/julianacoczenskii