VIAGEM
Viagem: A capital das Terras Altas
Se tem uma coisa que eu adoro sobre os lugares que visito, são as histórias. Se você tá pensando em viajar pra fora do país e quer um destino diferente, gosta de estar em contato com o que há de mais belo na natureza, arte, arquitetura e história, Inverness, preenche todos os requisitos. Há 4 horas de Edimburgo, Inverness é a capital das Terras Altas na Escócia. É uma cidade pequena, com pouco mais de 55 mil habitantes. Seu nome, em gaélico escocês significa “Boca do rio Ness”, e só por isso já dá pra saber um dos maiores atrativos de turistas na cidade né? O rio Ness (chamado também de Lago Ness) corta toda a cidade e é ponto de referência pra quase tudo. Você pode observá-lo em sua melhor forma, de dentro do castelo Urquhart.
Desde 1590, a cidade conta com o Marymas Fair, que acontece no dia 15 de agosto, o dia da rainha Mary. Barraquinhas de pratos típicos são montadas, e um desfile de pessoas caracterizadas com roupas da época medieval vai da catedral ao centro. Em outras épocas do ano há o Festival Gastronômico das Highlands, Music Festival, Highland Walking Festival, entre outros, todos com tudo que há de melhor da cultura escocesa. Em Drumnadrochit, você encontra dois museus: O Official Loch Ness Exhibition Centre e o The Original Loch Ness Visitor Center. Ambos são sobre o Lago Ness, porém o Oficial é um pouco mais moderno que o Original.
O Castelo Cawdor, o teatro Eden Court, Castelo Stuart e o Castelo de Inverness são outros lugares que valem a pena conhecer. Um prato cheio pra quem gosta de castelos!Por não ser um destino tão popular, os preços de acomodação não são tão absurdos quanto se vê por aí. Uma diária em hostel pode ir de £8,50 a £12, com café da manhã por £1,50.
Só de ver essas fotos dá vontade de pegar a mochila e ir direto pra Inverness, não dá?