InspirArte: Bags Cris Feltrim


Hoje é dia de InspirArte! Vamos contar a história da Cristiane Ruis Feltrim, que criou a marca Bags Cris Feltrim na cidade de Marília - SP. Ela é especializada em mochilas e bolsas, tem uma influência artística forte, pois estudou Artes, gosta muito também do estilo hippie e boho. Atua desde 2009, e tem a loja virtual desde 2011. 

J.E.: Como você aprendeu fazer artesanato?
C. F.: Sou formada em Artes e nasci com uma porcentagem a mais de criatividade (risos) a parte das criações são de toda uma bagagem artística que eu carrego desde que eu tinha 10 anos, foi quando eu comecei a me interessar por esse mundo das artes, criações, pinturas, etc. A parte prática (costura) é desenvolvida pela minha mãe, Cida Ruis e eu fico na parte de criação e corte.

J. E.: Quais as dificuldades você sentiu no começo?
C. F.: Falta de prática da costureira que até então só sabia costurar roupas, não tínhamos moldes de bolsas e também não gostávamos de copiar passo-a-passo. Criamos os nossos próprios moldes e com o tempo fomos aperfeiçoando a costura, acabamentos, etc.

J. E.: Como surgiu a ideia de começar a vender?
C.F.: Foi em 2009 quando eu fazia faculdade. Eu sempre gostei muito de bolsas de tecido, mas na época não tinha muitas opções nas lojas, foi aí que eu pedi para minha mãe fazer uma bolsa pra mim. Eu mesma que escolhi tudo (criei) com uma perna de calça jeans coloquei fitas coloridas. Fui pra faculdade com a bolsa e foi sucesso, muitas pessoas gostaram e perguntaram onde eu tinha comprado, eu disse que nós tínhamos feito e foi aí que tive a ideia de fazer para vender!  

J.E.: Como funciona o processo de criação?
C.F.: Meu processo de criação é muito rápido, eu imagino a bolsa e já começo a produção, dificilmente eu faço croqui antes. Isso é uma falha antiga que eu tenho desde a época da faculdade. Não consigo colocar minhas ideias no papel. Dá mente já vai para produção, sou muito ansiosa, deve ser por isso!

J.E.: O que você faz além das bolsas/mochilas?
C.F.: Eu gosto muito de trabalhar com pintura em móveis antigos. Faço transformações, do branco para o colorido, faço tipo uma customização.
Gosto de pintar em Tela também, apesar de que faz anos já que eu não pinto, mas pretendo retomar alguns projetos antigos. Também sou muito ligada à decoração de interiores. Sempre que posso estou inventando algo e mudando a casa.

J.E.: E as encomendas?
C.F.: As encomendas são feitas pela loja virtual. Nós trabalhamos com prazo de produção, o cliente faz o pedido na loja, finaliza com o pagamento, após isso começa a correr um prazo de produção de 20 dias úteis, em seguida já enviamos o produto.
Alguns clientes preferem comprar direto comigo, combinamos tudo por email, facebook ou whatsapp, ele faz o pagamento do produto + frete via depósito bancário. O prazo de produção é o mesmo.

J.E.: Conte um pouco sobre a página Riponga.
C. F.: A página da Riponga foi um projeto que comecei em 2013 quando eu comecei a cursar Moda (não conclui o curso, fiz apenas seis meses) por vários motivos tive que trancar. Eu sempre gostei muito desse estilo hippie e sempre via referências e na faculdade eu tinha muito esse contato com estilo, moda, etc. De início criei para me aproximar mais desse mundo de criação de roupas (que não fazia parte do meu cotidiano), mas depois vi que eu poderia usar como um espaço para divulgação, e hoje a finalidade da Riponga é essa, divulgar trabalhos artesanais e mostrar ideias do estilo hippie, moda, decoração, etc.










Sobre a Cris:
"Sou uma pessoa que sempre quis seguir meu coração, tive outras oportunidades na vida, que me fariam seguir por outro caminho, mas preferi sempre fazer o que eu gostava, independente se eu ia ganhar dinheiro ou não. Sempre gostei de artes, de criar e de cores. Sou fascinada por cores, elas movem minha vida e essa paixão que eu tenho pelo meu trabalho, pelas bolsas também, é isso que me motiva todos os dias. Eu sou muito grata a Deus por abrir esse caminho pra mim, pois tantas pessoas trabalham com tantas coisas, mas nenhuma delas faz a pessoa ser realmente feliz. Eu gosto de fazer outras coisas além das bolsas, mas são elas que fazem minha criatividade aumentar cada vez mais. Minhas Bags vão ser meus eternos amores!"
Uma frase que eu gosto muito é uma do Shakespeare: “nós somos do tecido de que são feitos os sonhos”...



Você pode gostar de

Flickr Images